Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2017

Greve Geral - 28/04/2017 - Sou mãe, e agora?

Tantas e tantas discussões redes sociais afora, muitas infundadas e preconceituosas de ambos os lados, mas no fundo em nome da democracia pode-se tudo né? Bom, já que podemos falar tudo porque somos democratas, então posso fazer uma greve geral na maternidade também?
Ah, sei lá, cansei de educar filhos pra crescerem e ficarem discutindo política facebook afora sem fundamentos, cansei de limpar bumbum, cansei de trabalhar pra sustentar os filhos e nem se quer ter aposentadoria por esse trabalho de mãe. Ah! Mas não é um trabalho né? É obrigação. Verdade. Eu quis assim. Tenho que pagar sozinha por isso, então.
Cansei de levar pra escola, fazer tarefa de casa, procurar melhor forma de ensinar e educar, cansei da amamentação exclusiva, parto então? Podemos pular essa parte? Natural ou não essa coisa de parir dói, e não é nem um pouco fácil. Cansei. Já inventaram outra forma?
Ah, cansei!
Vamos fazer greve também. 
Porque a igualdade vem vindo pra todos... menos para as mães... AH, mães con…

Alfabetização: quando vamos ensinar e acabamos aprendendo.

“Os adultos não devem impor censuras sobre o que a criança pode ou deve ler e escrever, nem sobre a idade certa para esse aprendizado”, defende Maria do Rosário Longo Mortatti, professora da Unesp e presidente da Associação Brasileira de Alfabetização. “A criança não precisa pedir ou esperar permissão dos pais ou da escola. Ela pode e deve começar esse aprendizado quando desejar.”

Confesso que me assustei quando ela sabia qual era a letra E, ela tem 3 anos e reconhece as vogais (Ah! Também reconhece alguns números). Meu Deus! Enquanto eu estudo leis ela está estudando também?! 👻


Sei que a escola está tendo um papel importantíssimo para com isso, e mesmo que algumas pessoas achem cedo demais, ela não está fazendo forçada, e nem se quer há nada que torne essa "tarefa" chata.
Leio livros desde a gestação, estudo ao lado dela desde que nasceu, leio livros PARA ela, COM ela e ela lê para mim (é uma fofura! Preciso fazer um vídeo pra mostrar para vocês.. rsrs), então não é nada d…

Chega de ensinar os pais a criarem seus filhos!

Uau devo estar muito louca par escrever isso ne? hahaha.

Estou na verdade cansada, por tanta cobrança. Nunca no mundo houve mais informações como hoje, há pesquisas sendo finalizadas, pesquisas incríveis, palestras maravilhosas, presencial, ao vivo no facebook, na tv, no rádio, podcasts, snapchat, e tantas outras. São elas que me ajudaram a ser a mãe que eu quero. Eu aprendo mais com o erro dos outros em estatisticas. Aprendi tanta coisa de parto, amamentação, educação, conheci escolas e métodos de ensino que eu nem sabia que existia. Obrigada internet. Mas chega, cansei de você.

Já assitiram Senhor dos Anéis? Eu nunca tinha assistido, e percebi porquê as pessoas gostaram tanto dele. Porque as coisas da vida e principalmente a internet é como aquele anel, nos atrai, nos seduz, ficamos ipnotizados com as coisas que gostamos, e isso nos leva a parte mais horrível do nosso ser, que é a falta de tempo, a sensaçao de inutilidade, de nunca fazer o suficiente.



Cada pessoa é atraida pelo que …

Primeira aula de ballet

#REPOST

Dia Internacional da Dança chegando! Então vamos repostar aquilo que mostra nosso amor e encanto a essa arte! Para as mães bailarinas ou mães de bailarina, mandem-nos suas fotos e experiências! Adoraremos compartilhar ou apenas conversar sobre esses momentos encantadores!

Apenas a levei para experimentar, se ela gostasse eu faria a matrícula, senão não iria forçar. Mas pelo visto, foi gostoso estar na aula.. 

O importante é não forçarmos nossas crianças a nada. Nem sempre porque gostamos a criança vai gostar também.

Mas bem lá no fundo eu esperava que ela gostasse.. rsrs

Foi dela. Foi natural. Está matriculada! 




Festa - tema céu encantado

Estamos a escolher o tema do chá de bebê do Lucca, e ainda estou em dúvidas. Esse foi o aniversário de 1 ano do Caio com o tema céu encantado , um tema que tem estado super em alta e que estou adorando. Pensei em fazer esse tema, o que acham?







Me inspiro também nas ideias do chá que já ajudamos a realizar com essa tema, porém de menina -  Chá da Beatriz - Tema céu encantado

Mas também fiquei em dúvida em fazer com o tema Príncipe (Reino Encantado), já fiz o aniversário  de 2 anos da Lara com essa tema - Reino Encantado - 2 anos da Lara, o que acham?

Precisando de opiniões.. O que fizeram por aí?!

Cinematerna - Os Smurfs e A vila Perdida

"Smurfette não está contente: ela começa a perceber que todos os homens do vilarejo dos Smurfs têm uma função precisa na comunidade, menos ela. Indignada, ela parte em busca de novas descobertas, e conhece uma Floresta Encantada, com diversas criaturas mágicas. Enquanto isso, o vilão Gargamel segue os seus passos."












Por aqui adoramos cinema, costumo sempre levar a Lara nos lançamentos dos desenhos porque ela se diverte (mais fala do que assiste...rsrs) Porém nem todo desenho foram feito para criança da idade dela ( três anos), então alguns ou são entediantes demais, ou chatos demais. Ainda assim ela adora ir para comer pipoca, beber suco e ver trailers (ela ri muito, não sei pq.. rsrs) Foi um filme legal, gostei e até chorei no final (sensibilidade da gestação, hehe), mas ela dormiu! kkk Foi a primeira vez que ela dormiu em um filme, Talvez só estivesse cansada demais. rsrs
Mas recomendo para mães com filhos da mesma idade levarem, eles vão gostar! É uma graça 💙



Curiosidades:

E se eu quiser ter sonhos?

Não posso porque sou mãe?
Quando me vejo correndo atrás dos meus sonhos pessoais e tento conciliar com a maternidade, parece que sou um bicho de outro mundo que não seguiu o "caminho que deveria", que é lógico pra quem é mãe: largar tudo pra ficar com os filhos. Mas gente, acham mesmo que largar tudo é fazê-lo pelos filhos? Óbvio que eu queria estar muito mais tempo com a Lara. Com certeza! Acredito que seria até mais fácil, visto a vida corrida, desgastante que tenho. Mas e aí? Três anos depois que ela nasceu o que eu seria? Ainda apenas mãe? Não é mais gratificante eu ser mãe com a aprovação na primeira fase da OAB, fim da faculdade de Direito, mais madura, com novos conhecimentos de mundo e pessoas, blogueira, e tudo mais? Não posso negar que eu adoraria MESMO ter ficado mais tempo com ela, mas aí paro e vejo que tem MUITAS mãe que ficam o tempo todo com a criança mas a criança está lá, na frente de uma TV o tempo todo. É isso mesmo que é ser mãe? Estar em casa cuidando …

Outono. Porque eu adoro Outono.

Gente, quando começa mudar o tempo de verão para outono eu começo a surtar porque geralmente nessa época é que começa os ataques de asma das meninas.
Mas graças a Deus e a homeopatia nós estamos bem esse ano. O que nos leva ao titulo: Por que eu amo outono?

Esses dias eu tava com uma sensação tão deliciosa, um calor no peito e eu sabia que era devido ao clima, posição do sol, barulho do vento e não lembrava porque. Passei dias pensando e estou descobrindo devagar.

Nicole nasceu em março, mas quando ela tinha semanas de vida o outono chegou. Era início de Abril. Nossas primeiras consultas ao pediatra foi no outono. Quando ouço o barulho do vento eu me lembro carregando aquela bebê toda enrolada na manta, do meu nariz gelado, do corpinho quente dela, do carro com janelas fechadas, e o barulho do transito lá fora. As pessoas agasalhadas se encondendo do vento.

A tardezinha nós iamos dormir, e ficava eu e ela naquele quarto gelado, de meias e luvas, embaixo do cobertor. A luz que entrava …

Nariz escorrendo, tosse, peito chiando e gripe? O que usamos por aqui...

Para coriza: 200ml de água
1/4 cebola
3 dentes de alho
1 rodelinha de gengibre
Casca de uma laranja
4 colheres de mel ou a gosto

Modo de fazer:
Ferver água. Adicionar todos os ingredientes menos o mel. Desligar o fogo e deixar por infusão, tampado, por pelo menos 5 min. Deixar amornar, coar e adicionar o mel.

Modo de usar: 
Tomar 3x ao dia.
Pode dar na seringa ou no copinho, ou colher. O que a criança preferir. Eu dou pras meninas 10ml na seringa. Começei a dar essa quantidade com 2 anos e meio. Mas não tem quantidade exata. O melhor é tomar. Se quiser mais, dá mais. É natural, não faz mal.

Importante:

Não colocar o chá quente com o mel pois pode perder algumas propriedades do mel.Não colocar o suco da laranja no chá. A laranja perde todas propriedades quando quente e tem pouco tempo de conservação. Mel é proibido antes dos dois anos.
Conservação: O chá armazenado na geladeira pode durar 5 dias. Se quiser aquecer antes de oferecer é bom, mas aqueça apenas a quantidade que vai usar.

Informaç…

Filhos de idades próximas

As pessoas quando me veem com minhas filhas e percebem que tem quase mesmo tamanho e idade até perguntam se são trigêmeas rs. As gêmeas da mais velha tem um ano e 9 meses de difernça.
E o principal e sempre dito é: " É bom que cria tudo junto".
Bom...eu não posso dizer nada que eu não saiba, antes de falar algo eu sempre pesquiso antes ou me informo muito, caso contrário não posso ( a meu ver) opinar sobre o assunto. Então eu não sei como é ter filhos de idades diferentes, e se é ou não mais difícil que criar "juntos".


O que eu posso dizer sobre ter filhos de idades próximas?

- Roupas e sapatos é tudo reaproveitado nos filhos menores.
- Brinquedos são sempre compartilhados.
- Banho, almoço, cafés, jantar, passeios, são feito tudo juntos.
- Eu sigo uma rotina estrita, com horários para dormir, tomar banho, e comer.( Mas são estimativas, tipo banho antes de dormir e não exatamente as 20:00 porque sou adulta e odeio rotinas).
- Consigo reaproveitar aquelas frutas mord…

Como anunciar a gravidez para a família

A chegada de um bebê é sempre muito especial, e quando é esperado e desejado, quando descobrimos queremos contar para o mundo, não é mesmo?

Mas por aqui, na descoberta do segundo filho, quisemos algo especial que marcasse, pelo menos para os avós.

Então aguentamos firme depois de descobrir pelo teste de farmácia a gravidez, confirmamos pelo de sangue e no fim de semana fomos revelar aos avós.

Levamos um vaso de flor, como quem não quer nada, com um bilhetinho escrito assim:

"Você ainda não me conhece, mas sei que vai me amar muito como papai e mamãe. Nos encontramos daqui alguns meses.
Beijos, vovó."
Pensa numa felicidade da minha mãe? Rsrs. Minha sogra também ficou muito feliz, e a pergunta das duas foi: é verdade? (gente, claro que é, ou acha que eu ia comprar um vaso de flor e bilhetes assim pra fazer graça? kkk brincadeira, essas coisas não falamos rsrs).
Mas pequei ao não tirar fotos e nem filmar a reação delas. Se puderem fazer isso, façam! Vai ser demais.
Vou deixar aqu…

O que aprendi com a fórmula infantil

Por Camila Teles,mãe da Beatriz, nutricionista.
"Beatriz está com 2 meses, a cerca de uma semana estava irritadiça e chorona a tardezinha, nada a satisfazia, e queria mamar de meia em meia hora. Também não estava dormindo bem a noite, ficava muito agitada e "resmungando" durante o sono.
Então, na consulta de rotina com a pediatra relatei esse ocorrido.
Eu já sentia e sabia o que estava por vir, talvez por ser nutricionista, talvez por um instinto maternal, mas antes de tomar a decisão final quis ouvir a opinião da pediatra.
E aí ela me pergunta: você sente suas mamas ficarem cheias?
Eu respondi: não sinto mais
Pronto, ali tive a confirmação de que era realidade aquilo que eu tinha certeza por ser nutricionista, mas não queria acreditar por ser mãe.
Em seguida a pediatra disse que iria avaliar a Bia pra ver o que faríamos e pra minha infelicidade ela havia perdido peso de duas semanas pra cá (não quis a pesar em casa nessa semana pois já imaginava isso).
Enfim a pediatr…

# da semana - E se ela quer ser princesa?

Essa semana o post de reflexão no instagram foi o seguinte:


Vejo muitas críticas por aí sobre as meninas serem princesas, como se nenhuma delas quisessem ser. Acontece que a Lara QUER ser princesa. É dela Isso, ela é meiga e delicada a todo tempo. Gosta de tiaras e vestidos com brilho. Brinca de casinha e Castelo. E não há mal nenhum em ser assim.
Assim como não há mal em ser menina brincalhona, Que gosta de subir em árvore ou brincar no Rio.
Apenas precisamos parar de criticar o outro e viver da nossa forma. 
Parar de criticar as que não são princesas e não criticar as que são.  Afinal, crianças são puras, porque temos que tirar a pureza delas?


O fato é que ela gosta de ser assim, E não é porque andam criticando por aí que ela tem que deixar de ser. Desde que seja educada, ame o próximo, respeite as pessoas e seja uma pessoa melhor para o mundo, Ela vai sim usar tiaras e vestidos de princesa. Porque ela não precisa de padrões, ela precisa apenas ser respeitada pelas escolhas próprias e pe…

E se eu não for a mãe perfeita?

Tudo bem!

Primeiro porque ser mãe perfeita é uma imposição da sociedade e não doa seus filhos.

Não são eles que pedem pra que você seja tudo o que "ensinam" por aí.

Claro que queremos dar a melhor educação, a melhor alimentação, melhores ensinamentos... Mas as vezes só queremos ser nós mesmas. As vezes estressamos, as vezes eles querem doce e deixamos, as vezes não queremos arrumar nada.  As vezes simplesmente queremos ser louconas.

E daí se formos?

A casa não vai cair, os filhos não vão morrer, não se tornarão mal criados da noite pro dia.

Sabe quando começamos a fazer dieta restrita e não podemos comer doce, nem refrigerante, etc? Chega uma hora que a gente só quer isso. E tudo bem se um dia você sair da dieta. Tudo bem você comer um chocolate
 O que vale mais?

Passar vontade, se estressar toda e perder oportunidades de estar bem emocionalmente em nome de uma dieta?

Ou com nossa comparação: em nome nome se ser a mãe perfeita, Que nunca sai da linha e que segue todas as &q…

Sou doula. O quê?

Doula é uma ocupação muito antiga, mas faz poucos anos que foi nomeada como "doula".

O nome Doula vem do grego que significa: Servir a mulher.

Nós eramos irmãs, amigas, mães, que ajudavam as parturientes a parir seus filhos. Aquela que aquecia se estivesse frio, refrescava se tivesse calor. Que cozinhava para a recém mãe. Que segurava sua cabeça e oferecia um copo d'água.

Hoje temos muitos cursos para doulas no Brasil, no Estado de São Paulo tem um projeto de lei para aceitarem as doulas nos hospitais. Na cidade de São Paulo e Sorocaba foi aceito e já está em vigor agora em 2017. Santa Catarina e Blumenal também já possui essa lei.

Mas, o que é doula nos dias de hoje?

A presença da doula hoje reduz chances de episotomia, cesárea, ocitocina, e tantas outros procedimentos invasivos que causam medo e traumas na parturiente.

A doula fornece série de alivio de dor não farmacológico. Massagens, apoio emocional, rebozo, bola, chuveiro, imersão na água. Isso durante o parto.

Ante…

Gestação prolongada é depois das 39 semanas?

Muitas dúvidas começam nos coçar no fim da gestação. Medo e anciedade dormem e acordam com a gente. Um dos medos é " E se passar da hora?". Então vamos começar tentando dar uma pincelada de forma simples o que é gestação prolongada.



Quanto tempo dura uma gestação?

42 semanas. A DPP (Data provável de parto) é uma estimativa até 40 semanas. DATA PROVÁVEL, uma estimativa. Mas o esperado de uma gestação humana tranquila, de baixo risco é até 42 semanas. 9 meses completos, ou 10 meses lunares.

Cheguei nas 39 semanas. O bebê está pronto?

Nem sempre. Se ele estiver pronto vai iniciar o trabalho de parto. O pulmão do bebê é um dos últimos órgãos a ficar pronto, quando ele está amadurecido o trabalho de parto inicia.

Cheguei nas 40 semanas e nada de entrar em trabalho de parto. É normal?

Sim. Relaxa, respiraaaa.

Como falado acima a gestação de baixo risco pode ir até 42 semanas, e pode ir até mais também! Vejam mais abaixo.

Então mamães gestantes, o trabalho de parto não tem obrigatorie…

Deschupetação - Como foi por aqui

Ainda não descobri porque exatamente ofereci chupeta a ela, mesmo sabendo dos malefícios (talvez um daqueles problemas de mãe de primeira viagem de acreditar em tudo e em todos). Mas independente da discussão do bom ou ruim vou contar pra vocês como foi tirar a chupeta por aqui (foi aquele momento que você se arrepende profundamente de ter oferecido), eita coisa difícil de se fazer! Provações da vida de mãe. Quase um vestibular pra saber se você pode passar para a próxima fase. rsrs
Me deram milhares de dicas, mas nenhuma delas funcionou. O que deu certo de fato foi o diálogo direto. Por várias e várias vezes, todos os dias, sem cobrar, sem forçar, estavamos nós conversando sobre o efeito da chupeta nos dentinhos, que ela já estava uma mocinha, que não precisaria mais. (Isso claro, depois de tentar as técnicas de furar chupeta, jogar fora, aguentar choro [acho desnecessário aguentar choro se uma conversa resolve]). Então como que por mágica, um dia ela mesma "criou" a fada …

Não tenho TV em casa e como isso impacta no nosso cotidiano familiar

Já pensei várias vezes nos programas que perco como Discovery que amo!

Mas pesa muito mais os programas infantis.

Não concordo com todos os desenhos e eles passam sem parar. Isso na TV paga. Na outra passa todos os tipos de programas de todas as faixas etárias.



Mas o pior mesmo são as propagandas. Passando de 8 em 8 min em média. Influenciando qual tipo de brinquedo minhas filhas devem ter, qual comida devem comer.

A cada lançamento da baby alive tem várias crianças adoecendo de vontade. Qual a razão? O brinquedo ou a expectativa que a mídia coloca nele?

Vocês pedem se surpreender mas minhas filhas nem sabem o que é baby alive, conhecem ovos de páscoa porque vão ao mercado. Nunca ficaram doentes por brinquedos. Não gostam de Mac Donalds, já comprei uma vez e acharam péssimo.

A mídia já influencia demais os adultos, as crianças não tem amadurecimento suficiente para conseguir lidar com tanta informação e influência.

O brinquedo preferido delas é papelão, papel,canetinhas, lápis, tinta …

Chá revelação do sexo chegando...

Façam suas apostas...
Quando nos descobrimos grávidas logo começa ansiedade e as perguntas: Menino ou Menina?
É... por aqui estamos vivenciado essa fase novamente, e é tão encantador quanto a primeira!
Dizem que para o segundo filho nem damos tanta atenção quanto ao primeiro, mas estou amando tanto quanto a primeira, tão ansiosa quanto (ou mais).
Por isso decidi aguentar para descobrir dessa forma emocionate quem está a caminho!
Ontem comecei na preparação de algumas coisinhas e olhem só como ficou:





E aí? Acham que vem por aí é o Lucca ou a Luiza?

Apesar de ter feito tudo azul e rosa, tenho minhas opiniões em um post AQUI, porém apesar de saber que nossas crianças tem escolhas próprias e que é claro que não a segregaremos, nem a definiremos por cores, nada impede de viver um momento legal com a família e amigos para a descoberta do sexo com a forma tradicional de separação de cor para os sexos. Isso não nos deixará menos compreensivos com o mundo e nem menos pais para os filhos. Apes…

13 reasons why : Bullying, Cyber bullying, Suicício na adolescência

Essa é daquelas séries que eu digo: Puta merda! Que série foda!




É...isso mesmo. Precisou dos "palavrões".

Eu comecei assistir e me senti péssima porque viciou. Odeio séries que eu fico viciada querendo assistir toda hora.

Mas cara... o aprendizado que ela deixa é surreal.



Vamos logo á resenha da série:

Hannah está no segundo ano do ensino médio. Hannah se matou. Ela se matou por 13 motivos. 13 pessoas. 13 razões.
Ela gravou 13 fitas para essas pessoas que fizeram parte da razão, do porquê. Cada pessoa ouve os 13 motivos e passa para a outra com a ameaça de que se não ouvir ou quebrar,ou não ouvir, alguém de confiança torna as cópias das fitas públicas.
Clay é uma das razões. Ele é o protagonista da série. Um garoto muito meigo, tímido e autêntico. Mas porque ele está nas fitas? Ele cometeu bullying? Assista a série rs.

Mas o que quero dizer é sobre bullying e cyber bullying. Lembra do seu ensino médio? Alguém enchia o seu saco ou você enchia de alguém? Lembra dos apelidos? D…