Salário Maternidade - INSS


Sabemos que as mulheres que trabalham com carteira assinada tem direito a licença maternidade e que recebem o auxílio maternidade. Porém, a mulher que se encontrar desempregada também pode ter o direito de receber esse benefício, vocês sabiam?
Além da mulher desempregada a outras situações que também podem dar direito ao recebimento do benefício, vamos ver abaixo:

Quem tem direito? 

A mulher que foi demitida por justa causa estando grávida ou que pediu demissão. Vale lembrar que se for demitida sem justa causa a responsabilidade é da empresa (lembrando que há estabilidade do emprego, assunto que trataremos em um post específico).

A mulher que não estava grávida quando saiu do emprego terá de cumprir o prazo de carência de 10 meses como contribuinte do INSS.

O cônjuge sobrevivente no caso de falecimento da mãe após o parto, neste caso o benefício será pago pelo período que restava.

 Os adotantes, sendo o valor pago pelo INSS independente de ser homem ou mulher, ou de a mãe biológica já ter recebido o benefício.

Quem passou por aborto não criminoso ou natimorto (bebê que nasceu morto).

Quais os requisitos?

Ter sido segurado ao INSS dentro do prazo de carência de 10 meses. 

Onde pedir?

O benefício deve ser solicitado junto ao órgão da Previdência Social mediante apresentação de documentos pessoais, comprovação da qualidade de segurado e certidão de nascimento da criança. O agendamento deve ser feito através do telefone 135, ou pelo site da previdência Social.


Curiosidades:

O benefício pode ser solicitado até cinco anos após o nascimento da criança.

Empregas domésticas e avulsas não precisam cumprir carência.



Advogada, mãe de casal, autora do blog Jovens Mães


Comentários

  1. Oi Bruna!

    mt importante esse post, super útil.


    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas