Pular para o conteúdo principal

Salário Maternidade - INSS


Sabemos que as mulheres que trabalham com carteira assinada tem direito a licença maternidade e que recebem o auxílio maternidade. Porém, a mulher que se encontrar desempregada também pode ter o direito de receber esse benefício, vocês sabiam?
Além da mulher desempregada a outras situações que também podem dar direito ao recebimento do benefício, vamos ver abaixo:

Quem tem direito? 

A mulher que foi demitida por justa causa estando grávida ou que pediu demissão. Vale lembrar que se for demitida sem justa causa a responsabilidade é da empresa (lembrando que há estabilidade do emprego, assunto que trataremos em um post específico).

A mulher que não estava grávida quando saiu do emprego terá de cumprir o prazo de carência de 10 meses como contribuinte do INSS.

O cônjuge sobrevivente no caso de falecimento da mãe após o parto, neste caso o benefício será pago pelo período que restava.

 Os adotantes, sendo o valor pago pelo INSS independente de ser homem ou mulher, ou de a mãe biológica já ter recebido o benefício.

Quem passou por aborto não criminoso ou natimorto (bebê que nasceu morto).

Quais os requisitos?

Ter sido segurado ao INSS dentro do prazo de carência de 10 meses. 

Onde pedir?

O benefício deve ser solicitado junto ao órgão da Previdência Social mediante apresentação de documentos pessoais, comprovação da qualidade de segurado e certidão de nascimento da criança. O agendamento deve ser feito através do telefone 135, ou pelo site da previdência Social.


Curiosidades:

O benefício pode ser solicitado até cinco anos após o nascimento da criança.

Empregas domésticas e avulsas não precisam cumprir carência.



Advogada, mãe de casal, autora do blog Jovens Mães


Comentários

  1. Oi Bruna!

    mt importante esse post, super útil.


    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. obrigado :D

    post super, super interessante!

    NEW TIPS POST | BEAUTY PEARLS ARE SKIN BEST FRIENDS!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sabia! Muito útil este post!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Lactante pode comer manga?

Eu nunca gostei de ciências biológicas, mas sempre achei que o básico que aprendemos na escola, ou deveria ser aprendido, tinha relação total com essa coisa de "passar para o leite". E eu não estava errada, mas sou de humanas né? ! Como é que vou sair dizendo pra todo mundo que não tem nada haver se não lembro nem como são as "quebras" dos componentes ?
Logo que surgiu a "enquete" no Instagram eu fiz a minha primeira com o meu café da manha: manga com leite. Lactante pode comer manga? Imaginei que fosse ser um sim unânime.  Portanto houve bastante NÃOS.


Por isso, resolvi pesquisar mais (eu estava convicta de que não tinha problemas,  mas com tanta gente dizendo que sim... Vai que... né) 
Acontece que para a mãe que amamenta "tudo é proibido" porque "passa para o leite". Porém, não é bem assim.
Bom, eu não vou sair dizendo nada. Vou apenas continuar comendo meu feijão diário e deixar a dra Nutri e consultora em aleitamento materno aí expli…

Como anunciar a gravidez para a família

A chegada de um bebê é sempre muito especial, e quando é esperado e desejado, quando descobrimos queremos contar para o mundo, não é mesmo?

Mas por aqui, na descoberta do segundo filho, quisemos algo especial que marcasse, pelo menos para os avós.

Então aguentamos firme depois de descobrir pelo teste de farmácia a gravidez, confirmamos pelo de sangue e no fim de semana fomos revelar aos avós.

Levamos um vaso de flor, como quem não quer nada, com um bilhetinho escrito assim:

"Você ainda não me conhece, mas sei que vai me amar muito como papai e mamãe. Nos encontramos daqui alguns meses.
Beijos, vovó."
Pensa numa felicidade da minha mãe? Rsrs. Minha sogra também ficou muito feliz, e a pergunta das duas foi: é verdade? (gente, claro que é, ou acha que eu ia comprar um vaso de flor e bilhetes assim pra fazer graça? kkk brincadeira, essas coisas não falamos rsrs).
Mas pequei ao não tirar fotos e nem filmar a reação delas. Se puderem fazer isso, façam! Vai ser demais.
Vou deixar aqu…

Aniversário Nicole 4 anos Tema Ben e Holly

Nicole tava gostando muito de um desenho chamado: As aventuras de Ben e Holly.
Eu resolvi que seria o tema do aniversário dela. Foi bem difícil porque tivemos que fazer tudo, não encontrei nada nas lojas.
Colecionei latas de nescau, pintei e recortei os personagens de EVA:
Dentro colocamos giz de cera com desenhos para pintar. Os móveis provençais era de uma amiga que me emprestou. O painel para cortina e balões era dela também.
  Na mesa colocamos os cataventos que fizemos de EVA, as varinhas mágicas dentro do vidro de leite de coco, o bolo fake e os chapéis de festa.
 O bolo nós mesmo fizemos, pegamos a imagem do castelo e tiramos tudo da nossa cabeça. O 4 também fizemos. Dentro do bolo fake colocamos bolo gelado embalado no papel alumínio.
 Vestido feito pela minha mãe, asinhas de fada e varinha mágica. Banderirinha Nicole's   Gêmea gordinha linda  Para atividades planejei esses carinhas: Dentro colocamos alpiste e pó de serra. Enfaixamos com meia, o nariz puxamos a meia e pre…