Identificando os sentimentos

Ah! os sentimentos! São tantos e parecem tão complicados!
Criança é feliz de natureza, ela sempre está feliz por isso é tão fácil para elas voltarem a brincar, se relacionar com os outros, perdoar e amar.


Mas alguns comportamentos "inadequados" acontecem por causa de alguns sentimentos que as crianças nem sabem que existem e não tem a minima ideia de como lidar com eles.

Importante! Acalme-se antes! O adulto responsável precisa estar calmo para transmitir segurança para a criança.

O primeiro passo para lidar com eles é identificar. E o mais importante, a própria criança identificar o que está sentindo.

Por aqui eu explico o que cada sentimento é e faz, depois pergunto qual ela está sentindo. Não tem problema ela não verbalizar, embora seja muito importante, mas ela sabe identificar e só isso pode ser suficiente para acalmar pois ela se sente compreendida e deixa de participar de um mundo desconhecido.

O segundo passo é oferecer ferramentas para se acalmar e voltar ao seu estado natural para conversar sobre o que aconteceu ou só se acalmar.

Aqui as mais comuns é: DESCANSAR, DORMIR, COMER, BEBER, FICAR SOZINHA, RECEBER UM ABRAÇO, RESPIRAR.


Esses cartões ficam no nosso cantinho da calma, que foi uma ideia maravilhosa que vi na internet e que funciona muito melhor (tanto a curto quanto a longo prazo) que cantinho da disciplina/castigo. É um lugar que vamos para nos acalmar, entender nossos próprios sentimentos e conseguir verbalizá-los.



O cantinho da calma farei um post em breve sobre ele. Mas ele é personalizado de acordo com cada família e é livre de qualquer tecnologia porque ela costuma ignorar nossos sentimentos e não lidar com eles.

Até mais!

Comentários

  1. Oi Aline

    caramba, que legal.
    faz msm o post sobre o cantinho da calma
    acho q preciso desse cantinho lá em casa

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas