Siga-nos você também!

[Saúde] Você conhece a técnica deixar a febre agir? Como lidar com a febre?

Ano passado participei do 2° Congresso de Curas Naturais para Doenças Crônicas.Foi maravilhoso, muitas curas maravilhosas e o melhor, Naturais.

Então em uma palestra do peditra Dr. Juarez Furtado ele comenta sobre a febre, para que serve e como reagir.

Foi incrível e durante todo esse tempo eu venho usando a técnica e está 100% aprovado e fazemos sempre aqui em casa.

Para que serve a febre?

A febre não é só uma indicação que alguma coisa não vai bem no corpo como eu imaginava. Na minha concepção se alguém ficava com febre era apenas um sinal de alguma inflamação ou infecção.
Mas a febre é mais do que isso.

Febre acima de 38,5°C indica infecção viral e acima de 39,5°C infecção bacteriana. Só isso por si só já é de grande importancia, pois sabemos que virus não se combate com antibiótico, para vírus temos as vacinas. E para bactérias aí sim temos os antibióticos.

Além de indicar qual tipo de microorganismo está no corpo a febre é o próprio remédio para ele. Principalmente para vírus.

O microorganismo entra no nosso sangue e começa a tomar conta do nosso corpo. Ele, sabiamente indentifica qual tipo de microoganismo é, aumenta a temperatura e envia os anticorpos. Nosso anticorpos suportam a temperatura alta já os vírus e bactérias não. Quando ficamos com febre então sabemos que nosso corpo inteligente está lutando contra aquele invasor.


A febre por si só já é capaz de matar o microorganismo e ela tem dois momentos:

Primeiro momento: É quando a temperatura aumenta e a região da testa fica mais quente que o resto do corpo. As mãos e os pés ficam gelados.

Segundo momento: A febre retorna, porém mãos e pés já estão aquecidos.

Como deixar a febre agir e não atrapalhar o processo de cura do próprio corpo?

No primeiro momento da febre o corpo tenta aquecer todo o corpo, começando da cabeça até as extremidades, e ela não vai estabilizar nem abaixar enquanto os pés e mãos estiverem gelados.

Se der banho nesse momento acontece os famosos "calafrios", que é uma resposta do corpo que simula o corpo em movimento, para aquecer novamente. E pode acontecer da febre voltar mais alta que antes do banho. No primeiro momento da febre não é indicado banhos mornos!

A melhor coisa é aquecer as mãos e os pés, com meias luvas, cobertores e esfriar a "lareira" como diz o médico Dr.Juarez Furtado, que é a testa, onde está concentrado todas as energias e calor. 

Então aquecer mãos e pés e esfriar testa. Usando um paninho molhado por exemplo.

Logo a febre estabiliza. Por aqui funciona certinho, meço com termômetro 38,38,1°C e vai subindo até 38,5°C e fica parado ali, umas 2 horas e vai abaixando até 37°C 36,9°C sem precisar medicar.

No caso do vírus a melhor arma é tempo e calor. Por volta de 2 dias de febre aquele vírus foi totalmente aniquilado.

A febre pode ficar estável ou abaixar e subir várias vezes no dia mas não passa do esperado, não sobe abruptamente.

O segundo momento da febre pode acontecer somente no dia seguinte ou no mesmo dia, depende da força do vírus, quanto mais forte mais tempo.

Quando a febre retorna no segundo momento as mãos e pés já não ficam mais gelados, o corpo aquece totalmente. Nesse caso se achar necessário pode tomar banho morno para abaixar. Aqui eu dou o banho caso a febre esteja deixando as meninas muito caidinhas, embora ficar quietinha é bom pois o corpo concentra toda energia no intuso.

Mas tenho medo da convulsão febril...

A convulsão pode ocorrer caso a febre suba abruptamente, no caso de uma bactéria forte e banhos em momentos errados. É rara acontecendo em apenas 4% da população infantil e mesmo se ocorrer ela é benigna, não causa nenhum mal a criança.

É como se fosse um curto circuito, aconteceu algo que o corpo não esperava e é imaturo para lidar com aquilo. Então ele "hiberna" parte do corpo para lidar com esse novo sintoma.

O que fazer em caso de convulsão febril?

Acalme-se. Está tudo bem e nada de mal vai acontecer.
Não pegue a criança no colo
Retire obejetos de perto dela.
Mantenha o pano molhado ou úmido na testa da criança ajudando resfriar o corpo.
Não coloquem o dedo na boca!
Logo passa, pode ser que ela tenha feito xixi, e esteja molinha.

Como funciona em adultos?

Igual em criança. Esse ano fiquei muito doente, achei até que fosse febre amarela ou dengue.
Preferi ficar em casa e deixar a febre agir. Ela chegou a 39,7°C e não abaixou durante horas. Eu tinha dor no corpo todo e nem conseguia sair da cama chegou a noite e não aguentei e tomei antitérmico. No outro dia eu tive febre mas baixa e no terceiro dia eu não tinha mais nada.

Eu fiquei de boca aberta da capacidade do meu corpo se curar sosinho. Incrível!

E ai quer tentar?

Comentários

Mais vistas...

TAG - Eu NUNCA

Porque comer legumes e verduras na gestação (e durante a amamentação)

Porque o Chá de calcinha (ou Chá de Desfralde) é uma bobagem

Já Curtiu Jovens Mães no Facebook?

Loucuras e realidades da maternidade. Siga a gente no Instagram!

Blogs que sigo