Siga-nos você também!

O que é Homeschooling?

Homeschooling é um método de estudo em casa, quando os pais decidem que seus filhos aprenderão tudo em casa ao invés de frequentar a escola.
Tem muitos prós e contras, pessoalmente eu adoraria que minhas filhas não frequentassem a escola, cada vez mais a socialização na escola se assemelha a bullying, algumas crianças não se identificam a grupo nenhum ficando sosinhas, e outras que fazem o que não querem apenas para se adequar ao grupo escolar.

O método de ensino está obsoleto e velho, tudo evolui menos o método de ensino. Professores estão despreparados parra as novas gerações resultando em alunos entendiados que não aprendem quase nada do que lhe é ensinado. As provas os pressionam a decorar e no momento que não precisam mais esquecem tudo.

No entando para fazer homescholling em casa, no meu caso, eu precisaria de professores particulares pois não são todas matérias que posso ensinar em casa e isso demanda recursos financeiros que eu não tenho.

Outro ponto negativo é que, apesar de muitas famílias brasileiras aderirem, o homescholling não é legalizado no Brasil, não há nenhuma lei que o proíba mas o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) obriga as familias que os filhos sejam matriculados e tenham frequência na escola, caso contrário é entendido como negligência.

Mesmo com falta de regulamentação atualmente existe mais de 6 mil crianças sendo educadas em casa segundo a Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED).

Eu sigo um site que gosto muito de uma mãe brasileira que faz homescholling nos EUA ( lá é regulamentado) e dá várias dicas maravilhosas.
Há também dois sites ríquissimos de atividades para impressão, dicas de livros mas é em inglês, tanto o site como as atividades mas vale a pena dar uma olhada e baixar as atividades:
O professor Carlos Nadalin tem um curso de alfabetização que ajuda os pais a alfabetizarem seus filhos em casa, um curso muito bom. No post Curso de Pré Alfabetização eu conto como é o curso.

Seguimos estudando, planejando, nos informando e fazendo o melhor pelo nossos filhos. <3

Comentários

  1. Não entendi bem, essas crianças depois podem tirar o diploma?? Digo no Brasil.
    Muito interessante esse assunto. Pelo menos eu sei pouco.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andie não recebem, até onde eu sei elas apenas conseguem diploma quando fazem o ENEM e é reconhecido que elas já se graduaram nas matérias.
      Foi bom vc falar disso pois tem um adendo: Alguns pais não contam que fazem o homescholling pois podem sofrer represálias do Conselho tutelar, e até chegar a idade de fazer ENEM eles são tidos como negligentes.

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Mais vistas...

TAG - Eu NUNCA

Porque comer legumes e verduras na gestação (e durante a amamentação)

Já Curtiu Jovens Mães no Facebook?

Loucuras e realidades da maternidade. Siga a gente no Instagram!

Blogs que sigo