Pular para o conteúdo principal

Curso Pré Alfabetização- Carlos Nadalim

Quem é mãe já deve ter visto propaganda do curso Ensine Seus Filhos a Ler do professor Carlos Nadalim. É um curso de preparo para alfabetização e segue método fônico que é raro no Brasil mas muito comum nos outros países como EUA.  É homeschooling ou seja, para aprender em casa. Mas muitas professoras comprar o curso para inserir na escola ou sala que trabalha.



Atividades no papel depois das pré atividades

Eu comprei em Novembro do ano passado. Nós tínhamos uma reservinha e compramos. É meio caro e assusta o preço. Mas vale a pena.

Calculando uma escola particular sai muuuiiiito mais em conta.

Mas não tenho formação em pedagogia e posso comprar? Pode. Eu não tenho formação e ensino para minhas meninas.

É bom? Vale a pena o valor investido? Vale.

Como funciona?
Huummm. Bem textão mas vou tentar resumir.

Método fônico é partido do princípio de ensinar o som das letras( fonemas) antes do nome delas(grafemas). Ensinar os grafemas pode causar muita confusão nas crianças, principalmentes os dislexicos. Exemplo. B+O pelos grafemas fica =BEO. Pelos fonemas: B(Bã um som meio com os labios) + O= BO.

Mas o curso do Carlos vai muito além do método fônico.

Antes de começar o som das letras tem muita coisa.

Exercícios de Psicomotricidade: Corrida, andar um pé na frente do outro, amarelinha, pé com pé, mão com mão, equilíbrio, alongamentos, alguns de ginástica ritmica.

Um pé na frente do outro

Harmonia familiar: Aula ao vivo com psicanalista Dr. Ítalo. Dicas excelentes para ter harmonia com os filhos, marido e até com sogra ele já deu dica hahaha.

Bilinguismo: Qual melhor método de ensinar outra linguia.

Música: melhor método de iniciação na música. Erros graves e frequentes que prejudica o aprendizado.

Jogos de memória de curto prazo: São varios que ele ensina. Mas as meninas amam o "Fui na fazenda" que eu adaptei. São vários cartões de bichos. Uma pega diz:" Fui na fazenda e encontrei uma vaca" a próxima pega um pato e com as cartas viradas ela tem que lembrar qual irmã pegou. "...vaca e pato". Tem vários!

Jogos de consciência silábica: Reconhecendo frases, palavras, sílabas, fonemas.

Memorização de poesias: Esse a gente fica de boca aberta a capacidade de memorização de poesias como de Cecília Meireles das crianças!

Leitura de livro todos os dias. Livros de qualidade e com vocabulário amplo. De uma maneira envolvente treinado por Chico dos bonecos.
Para tornar seu filho leitor é bom ler desde a gestação.

Ele dá dicas de livros, de esportes, de adaptação do método para cada criança, seja atrasar ou adiantar o cronograma.

Tudo isso sendo acompanhado por ele, pelo Arno, sócio dele e as tutoras.

Hehe. Textão. Realmente o curso é muito amplo, pois devo ter escrito metade do que tem no curso.

Depois das pré atividades tem as planilhas e essa é de coordenação motora fina.

Pontos negativos:

Muito puxado o cronograma. É um curso para os pais, necessitando de tempo para estudo.

Eu tive que mudar muito o cronograma dele porque estava durando 2h por dia e eu tava ficando esgotada e desmotivada.

Ele critica muito os outros métodos e leva muito a sério o dele. Eu sou meia Light então acho o dele o melhor, mas não vejo problema em "soltar a corda" de vez em quando e não seguir o cronograma tão a risca como ele diz. Ele realmente abre a mente para ler livros sérios para as crianças, mas não há mal de comprar gibi caso a criança queira.

E a mamãe leitora? Já comprou? O que achou? Conte para a gente!

Aline Viana.

Comentários

  1. Nossa, que interessante!
    N conhecia, mas achei super bacana!!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post. Sigo o Professor e estou muito interessada no curso, porém não tenho esse dinheiro pra investir agora, se tivesse com certeza pagaria porque acredito muito que vale a pena. Sobre esse cronograma, você pode dizer como funcionava mais ou menos, tipo, todo dia tinha essas atividades que você listou (ex: jogos de conciencia silabica, atividade corporal, música, leitura de livros etc.) ou dava uma intercalada. Tô pegando o maximo de dicas que consigo pra tentar montar um cronograma pra minha filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana todo dia tem as mesmas atividades. Começa com atividade física, lição do silêncio, leitura em voz alta, memorização de uma poesia, jogos de memoria auditiva(esse varia quais jogos), consciencia de palavras, sons das letras e as planilhas em papel, cada dia um.
      Beijos, espero ter ajudado.

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

A Polêmica do Feijão com a Beterraba!

Recebi de algumas mamães perguntas sobre um post que as mesmas leram na internet (Você Sabia que não pode cozinhar Feijão com Beterraba?), onde se dizia que não se pode cozinhar feijão juntamente com beterraba. Elas me procuraram, pois estavam preocupadas alegando que sempre fizeram isso achando que aumentariam o ferro na alimentação de seus pimpolhos, como percebi que surgiu muita dúvida sobre esse tema resolvi elaborar esse post para esclarecer uns pontos: 



✔Tanto o feijão quanto a beterraba são ótimos alimentos, portanto, a menos que você possua alguma intolerância ou simplesmente odeie esses alimentos, não os exclua de sua rotina alimentar pois eles são super nutritivos!
✔Esses dois alimentos são conhecidos por serem alimentos ricos em ferro, então porque não podemos consumi-los juntos? 

O feijão cozido com beterraba não seria um “super feijão”? 😎
Então não posso mais “comer” feijão junto com beterraba? 😱


🔝Pode! Pode! Pode! 



💡Mas vamos esclarecer: Você pode sim comer feijão junto …

O que aprendi com a fórmula infantil

Por Camila Teles,mãe da Beatriz, nutricionista.
"Beatriz está com 2 meses, a cerca de uma semana estava irritadiça e chorona a tardezinha, nada a satisfazia, e queria mamar de meia em meia hora. Também não estava dormindo bem a noite, ficava muito agitada e "resmungando" durante o sono.
Então, na consulta de rotina com a pediatra relatei esse ocorrido.
Eu já sentia e sabia o que estava por vir, talvez por ser nutricionista, talvez por um instinto maternal, mas antes de tomar a decisão final quis ouvir a opinião da pediatra.
E aí ela me pergunta: você sente suas mamas ficarem cheias?
Eu respondi: não sinto mais
Pronto, ali tive a confirmação de que era realidade aquilo que eu tinha certeza por ser nutricionista, mas não queria acreditar por ser mãe.
Em seguida a pediatra disse que iria avaliar a Bia pra ver o que faríamos e pra minha infelicidade ela havia perdido peso de duas semanas pra cá (não quis a pesar em casa nessa semana pois já imaginava isso).
Enfim a pediatr…

Postagens mais visitadas deste blog

Qual nosso valor? Qual o valor da mãe que há em você?

Estamos em crise  econômica e política. Brasil cada dia levanta mais um pouco da saia e vemos suas sujeiras.Empregos e ações caindo. Preços aumentando.

Sabemos o quanto isso é bom para os brasileiros, mas até nos recuperarmos dessa crise quem mais sofre? Quem tem filhos.

Não é fácil ser mãe e não ter dinheiro. Não poder fazer todas as vontades do filho dói demais!
Ontem eu não resisti. Foram muito dias recusando brinquedos e bolinhos no mercado. Já dei muito "não" e não consegui dar outro. Minhas filhas são extremamente compreensivas. O que dói mais ainda, porque é fácil dizer não para a criança que faz birra e se joga no chão. Mas dizer não para aqueles olhos brilhantes perguntando: "É caro mãe?" dói demais!

E eu me dei conta do meu valor como mãe. De ser forte. De ir contra meu ímpeto de comprar tudo. Porque muitas vezes não queremos criar seres consumistas mas em outras muitas vezes é por não ter dinheiro para comprar tudo que eles querem. De querer comprar tudo…