Siga-nos você também!

Curso Pré Alfabetização- Carlos Nadalim

Quem é mãe já deve ter visto propaganda do curso Ensine Seus Filhos a Ler do professor Carlos Nadalim. É um curso de preparo para alfabetização e segue método fônico que é raro no Brasil mas muito comum nos outros países como EUA.  É homeschooling ou seja, para aprender em casa. Mas muitas professoras comprar o curso para inserir na escola ou sala que trabalha.



Atividades no papel depois das pré atividades

Eu comprei em Novembro do ano passado. Nós tínhamos uma reservinha e compramos. É meio caro e assusta o preço. Mas vale a pena.

Calculando uma escola particular sai muuuiiiito mais em conta.

Mas não tenho formação em pedagogia e posso comprar? Pode. Eu não tenho formação e ensino para minhas meninas.

É bom? Vale a pena o valor investido? Vale.

Como funciona?
Huummm. Bem textão mas vou tentar resumir.

Método fônico é partido do princípio de ensinar o som das letras( fonemas) antes do nome delas(grafemas). Ensinar os grafemas pode causar muita confusão nas crianças, principalmentes os dislexicos. Exemplo. B+O pelos grafemas fica =BEO. Pelos fonemas: B(Bã um som meio com os labios) + O= BO.

Mas o curso do Carlos vai muito além do método fônico.

Antes de começar o som das letras tem muita coisa.

Exercícios de Psicomotricidade: Corrida, andar um pé na frente do outro, amarelinha, pé com pé, mão com mão, equilíbrio, alongamentos, alguns de ginástica ritmica.

Um pé na frente do outro

Harmonia familiar: Aula ao vivo com psicanalista Dr. Ítalo. Dicas excelentes para ter harmonia com os filhos, marido e até com sogra ele já deu dica hahaha.

Bilinguismo: Qual melhor método de ensinar outra linguia.

Música: melhor método de iniciação na música. Erros graves e frequentes que prejudica o aprendizado.

Jogos de memória de curto prazo: São varios que ele ensina. Mas as meninas amam o "Fui na fazenda" que eu adaptei. São vários cartões de bichos. Uma pega diz:" Fui na fazenda e encontrei uma vaca" a próxima pega um pato e com as cartas viradas ela tem que lembrar qual irmã pegou. "...vaca e pato". Tem vários!

Jogos de consciência silábica: Reconhecendo frases, palavras, sílabas, fonemas.

Memorização de poesias: Esse a gente fica de boca aberta a capacidade de memorização de poesias como de Cecília Meireles das crianças!

Leitura de livro todos os dias. Livros de qualidade e com vocabulário amplo. De uma maneira envolvente treinado por Chico dos bonecos.
Para tornar seu filho leitor é bom ler desde a gestação.

Ele dá dicas de livros, de esportes, de adaptação do método para cada criança, seja atrasar ou adiantar o cronograma.

Tudo isso sendo acompanhado por ele, pelo Arno, sócio dele e as tutoras.

Hehe. Textão. Realmente o curso é muito amplo, pois devo ter escrito metade do que tem no curso.

Depois das pré atividades tem as planilhas e essa é de coordenação motora fina.

Pontos negativos:

Muito puxado o cronograma. É um curso para os pais, necessitando de tempo para estudo.

Eu tive que mudar muito o cronograma dele porque estava durando 2h por dia e eu tava ficando esgotada e desmotivada.

Ele critica muito os outros métodos e leva muito a sério o dele. Eu sou meia Light então acho o dele o melhor, mas não vejo problema em "soltar a corda" de vez em quando e não seguir o cronograma tão a risca como ele diz. Ele realmente abre a mente para ler livros sérios para as crianças, mas não há mal de comprar gibi caso a criança queira.

E a mamãe leitora? Já comprou? O que achou? Conte para a gente!

Aline Viana.

Comentários

  1. Nossa, que interessante!
    N conhecia, mas achei super bacana!!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post. Sigo o Professor e estou muito interessada no curso, porém não tenho esse dinheiro pra investir agora, se tivesse com certeza pagaria porque acredito muito que vale a pena. Sobre esse cronograma, você pode dizer como funcionava mais ou menos, tipo, todo dia tinha essas atividades que você listou (ex: jogos de conciencia silabica, atividade corporal, música, leitura de livros etc.) ou dava uma intercalada. Tô pegando o maximo de dicas que consigo pra tentar montar um cronograma pra minha filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana todo dia tem as mesmas atividades. Começa com atividade física, lição do silêncio, leitura em voz alta, memorização de uma poesia, jogos de memoria auditiva(esse varia quais jogos), consciencia de palavras, sons das letras e as planilhas em papel, cada dia um.
      Beijos, espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Obrigado por responde Aline, ajudou muito. Espero ter progressos. Beijos :*

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Mais vistas...

Porque o Chá de calcinha (ou Chá de Desfralde) é uma bobagem

TAG - Eu NUNCA

Já Curtiu Jovens Mães no Facebook?

Loucuras e realidades da maternidade. Siga a gente no Instagram!

Blogs que sigo