Pular para o conteúdo principal

Nariz escorrendo, tosse, peito chiando e gripe? O que usamos por aqui...

Para coriza:

200ml de água
1/4 cebola
3 dentes de alho
1 rodelinha de gengibre
Casca de uma laranja
4 colheres de mel ou a gosto

Modo de fazer:
Ferver água. Adicionar todos os ingredientes menos o mel. Desligar o fogo e deixar por infusão, tampado, por pelo menos 5 min. Deixar amornar, coar e adicionar o mel.

Modo de usar: 
Tomar 3x ao dia.
Pode dar na seringa ou no copinho, ou colher. O que a criança preferir. Eu dou pras meninas 10ml na seringa. Começei a dar essa quantidade com 2 anos e meio. Mas não tem quantidade exata. O melhor é tomar. Se quiser mais, dá mais. É natural, não faz mal.

Importante:

  • Não colocar o chá quente com o mel pois pode perder algumas propriedades do mel.
  • Não colocar o suco da laranja no chá. A laranja perde todas propriedades quando quente e tem pouco tempo de conservação. 
  • Mel é proibido antes dos dois anos.

Conservação: O chá armazenado na geladeira pode durar 5 dias. Se quiser aquecer antes de oferecer é bom, mas aqueça apenas a quantidade que vai usar.

Informações adicionais:
Cebola e mel trabalha na parte respiratória superior, descongestionando. Nariz e cavidades.
Casca da laranja trabalha na parte pulmonar, ajudando a diluir o catarro.
Gengibre é anti-inflamatório. Ajuda na corpo inteiro que queira inflamar. É previnir antes que  a inflamação vire infecção.
Mel trabalha na parte da garganta, desinflamando.

Importante junto com o chá manter bons hábitos alimentares. Evitar alimentos inflamatórios como leite. E apostar nas frutas, folhas e legumes.
Uma nutricionista pode falar melhor que eu mas se a criança está doentinha e toma leite bem. Eu acho que esse leite pode estar piorando ao invés de ajudando.

Suco para gripe:

1 cenoura descascada
2 maças com casca
Suco de 1 limão
Água para ir colocando no suco. Não colocar muito.

Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador. Adicionar água se necessário.

Modo de usar: É melhor tomar sem coar. Mas se a criança resistir coe, porque fica uns pedacinhos. Fica um sabor muito gostoso. Pode dar na seringa ou no copinho.Do jeito que a criança preferir.

Tomar 3x ao dia até melhorar. Esse tem pouco tempo de conservação. O bom é tomar na hora. Mas acho que pode durar umas 24h.

Informações adicionais:
Cenoura: contém betacaroteno, é antioxidante, ou seja, limpa o organismo e ajuda na imunidade.
Maça: É antioxidante e equilibra o intestino.
Limão: Também é antioxidante e combate infecções.
Caso queira reduza a receita pela metade, caso for beber pouco.

Esses são o que mais uso em casa. O chá e o suco. Usando 3 dias de chá, cessa o nariz escorrendo das meninas. Do suco dois dias já há melhora significativa na gripe, dando forças para o próprio corpo combater.

Aline Viana.

Comentários

  1. Oi Aline
    Ótimas dicas, adorei, já salvei!!!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

A Polêmica do Feijão com a Beterraba!

Recebi de algumas mamães perguntas sobre um post que as mesmas leram na internet (Você Sabia que não pode cozinhar Feijão com Beterraba?), onde se dizia que não se pode cozinhar feijão juntamente com beterraba. Elas me procuraram, pois estavam preocupadas alegando que sempre fizeram isso achando que aumentariam o ferro na alimentação de seus pimpolhos, como percebi que surgiu muita dúvida sobre esse tema resolvi elaborar esse post para esclarecer uns pontos: 



✔Tanto o feijão quanto a beterraba são ótimos alimentos, portanto, a menos que você possua alguma intolerância ou simplesmente odeie esses alimentos, não os exclua de sua rotina alimentar pois eles são super nutritivos!
✔Esses dois alimentos são conhecidos por serem alimentos ricos em ferro, então porque não podemos consumi-los juntos? 

O feijão cozido com beterraba não seria um “super feijão”? 😎
Então não posso mais “comer” feijão junto com beterraba? 😱


🔝Pode! Pode! Pode! 



💡Mas vamos esclarecer: Você pode sim comer feijão junto …

O que aprendi com a fórmula infantil

Por Camila Teles,mãe da Beatriz, nutricionista.
"Beatriz está com 2 meses, a cerca de uma semana estava irritadiça e chorona a tardezinha, nada a satisfazia, e queria mamar de meia em meia hora. Também não estava dormindo bem a noite, ficava muito agitada e "resmungando" durante o sono.
Então, na consulta de rotina com a pediatra relatei esse ocorrido.
Eu já sentia e sabia o que estava por vir, talvez por ser nutricionista, talvez por um instinto maternal, mas antes de tomar a decisão final quis ouvir a opinião da pediatra.
E aí ela me pergunta: você sente suas mamas ficarem cheias?
Eu respondi: não sinto mais
Pronto, ali tive a confirmação de que era realidade aquilo que eu tinha certeza por ser nutricionista, mas não queria acreditar por ser mãe.
Em seguida a pediatra disse que iria avaliar a Bia pra ver o que faríamos e pra minha infelicidade ela havia perdido peso de duas semanas pra cá (não quis a pesar em casa nessa semana pois já imaginava isso).
Enfim a pediatr…

Gravidez - Enjoos, como lidar com eles

E quem viaja de ônibus todos os dias, então?!
Há diversas teorias do porquê os enjoos acontecem com frequência na maior parte das grávidas no primeiro trimestre: níveis de hormônios que se alteram, progesterona que deixa o estômago "preguiçoso", mulheres que tem alto nível de hormônio hcg, etc. Comprovados ou não, eu particularmente tive muitos enjoos, a maioria deles no ônibus quando voltava da faculdade.

Primeiro passo para evitá-los: *sentar no primeiro banco, isso é indiscutível (foi então que percebi que aquela reserva para gestantes faz todo o sentido).
*não estar de estômago vazio - se eu não comesse algo antes de pegar o ônibus, claro, nada gorduroso, eu sempre vomitava (uma parte extremamente constrangedora)  *comer bolachas do tipo água e sal antes de se levantar (em casos de enjoos matutinos, ou pós sonecas) *NUNCA coma maçã (SEMPRE, absolutamente sempre, todas as vezes que comi maçã em viagem eu passei pela constrangedora situação de parar o ônibus - claro que varia p…