Siga-nos você também!

Mecônio, o que é e como reagir

O que é mecônio?

Mecônio é tipo cocozinho do bebê, mas não é pois o bebê ainda não se alimenta. Ele é esverdeado e é os primeiros "cocôs" do bebê depois que nasce. Aquela coisa pastosa e verde escuro que a gente limpa nos primeiros dias.

O que significa mecônio ainda dentro do ventre da mãe?

Significa que em algum momento houve diminuição do oxigênio para o bebê.
Pode ser alguma posição que a mãe ficou, como deitada. Outra causa super importante:
-OCITOCINA SINTÉTICA.
Isso mesmo, aquele famoso "sorinho" que dão como padrão nas maternidades. Com ele as contrações começam a ficar mais fortes e com pouco tempo de intervalo, com contrações tão perto e sem intervalo sem estar em trabalho de parto ativo pode diminuir a oxigenação do bebê.

Nem sempre significa que o bebê está em sofrimento, mas que em algum momento ele teve diminuição do oxigenio. A melhor maneira de saber se o bebê está em sofrimento é a auscuta fetal. Se os batimentos estiver normal o bebê está bem.

Como a gente percebe o mecônio?

Quando há bolsa rota e a água sai esverdeada, ou com placas de mecônio.

É indicação para cesárea?

Não, pois como não dá para supor que o bebê está em sofrimento apenas pela presença de mecônio. Mas depende da maneira que ele estará.

Quais os tipos de mecônio?

Quando há presença de pouco mecônio, algumas ou outras placas não é sinal alarmante.

Muitos médicos usam isso como: "Passou da hora". Não existe isso, bebê não é pão que fica tempo demais no forno e pode queimar.

Se houver mecônio e a mãe não estiver em trabalho de parto ativo é possível induzir o parto.

É preocupante quando o mecônio tem aspecto de "papa de ervilha". Significa que o bebê está há muito tempo com baixa oxigenação. Junto com batimento cardíaco alterado e falta de trabalho de parto, pode ser cogitado uma cesariana.

O que pode acontecer com o bebê?

Além de ser um possível indicativo de sofrimento, existe a preocupação de aspirar o mecônio.
Os bebês não respiram dentro do útero, porém se há falta de oxigenação intra útero o bebê pode tentar respirar, ou intra parto quando está nascendo. Por isso há um "corre corre" pra limpeza das vias aéreas.

IMPORTANTE:
O bebê e a mãe tem direito da primeira hora estarem juntos. É comprovado os benefícios da "hora ouro". Todo procedimento pode ser feito no colo da mãe. O bebê deve ser levado para longe da mãe para cuidados em caso de urgência mesmo. A aspiração das vias aéreas pode ser feita no colo da mãe. MESMO EM UMA CESARIANA.

Querem saber mais? Leiam esse super texto escrito por uma obstetra:
Mecônio: Sinal de sofrimento fetal?

Aline Viana.
Doula.

Comentários

Mais vistas...

Porque o Chá de calcinha (ou Chá de Desfralde) é uma bobagem

TAG - Eu NUNCA

Já Curtiu Jovens Mães no Facebook?

Loucuras e realidades da maternidade. Siga a gente no Instagram!

Blogs que sigo