Siga-nos você também!

Minha Cesárea Desnecessária - Por Aline Bortoloto Viana

Faz 4 anos que a Nicole nasceu,4 anos que eu tento entender o que aconteceu com o meu parto. Lia muito, me informava. Na época não se falava muito em parto humanizado e doulas. Muito menos a diferença entre um parto na rede pública, pelo convenio e particular.




Meu parto foi pelo convenio. Minha médica era defensora da cesárea, mas mesmo assim não desisti. Com 37 semanas iniciou os pródomos(que até hoje eu não sabia que se chamava assim e nem que fazia parte das fases do parto, apenas sabia que não era hora). Médica fez toque nessa época, 2 cm. Fiquei mega feliz achando que o parto estava encaminhando.
Deu 39 semanas e 3 dias, toque de novo(nem precisa dizer o quanto desnecessário foi isso) e não tinha dilatado mais, óbvio porque eu ainda não estava em trabalho de parto ( mas eu não sabia e nem a médica quis desmentir meu receio). Veio com os papos que algumas mães não conseguem parir por falta de dilatação. Era sexta e marcou cesárea para segunda.
No domingo à noite eu e meu marido ainda nos aventuramos, RS. E eu fiz tudo que eu podia para ver se ajudava entrar em trabalho de parto, inclusive namorar um pouco. E já comecei a sentir contrações, umas 2h da manhã da segunda senti meu tampão sair, meu marido tinha trabalhado no domingo e ido dormir tarde então não o acordei e fui contando o tempo entre as contrações e o tempo de cada uma delas.
Chegou a 4 min de intervalo e duração de 50 segundos. Segui os conselhos da minha mãe, que dizia que quando chegava intervalo de 4 min. ir para o hospital, e fui. Hoje eu sei que eu tinha entrado da fase latente do parto. Fase que a mãe ainda consegue conversar nos intervalos, caminhar, comer. Eu achei que logo eu ia parir e não queria parir em casa.



Médico me disse: Você ainda não dilatou o suficiente, sua médica vem as 5h para fazer o parto. Um balde de água fria, me senti muito mal, sozinha e com frio. O que me confortava era a ilusão de achar que estava salvando minha filha. Fiquei sozinha, sentindo contrações, deitada numa mini maca de lado, uma posição mega desconfortável sem travesseiro, segurando a cabeça com a mão esperando a médica chegar, ainda sentindo contrações, vendo meu parto ir água a baixo.



Chegando lá me fazem o toque (mais uma vez desnecessário) e ligaram pra minha médica que trabalhava lá (mais desnecessário ainda). Estava com 3 cm. Eu muito feliz achando que ia conseguir meu parto e ao mesmo tempo com medo porque ainda não tinha dilatado muito. (Hoje eu sei que a fase latente chega até 6 cm e pode durar horas).
Tenho muita vontade de chorar cada vez que lembro, por causa de comodismo médico perdi o meu sonho de ter um parto normal. A única coisa que me faz feliz é saber que a Nicole estava pronta para nascer.



No parto existe várias fases. Pródomos( pode durar horas,dias ou semanas. São contrações irregulares e espaçadas. Barriga fica dura e são bem espaçadas.) Fase latente(tem intervalos irregulares, pode durar de 30 a 50 segundos cada contração, elas não são fortes e após elas a mulher ainda consegue conversar, fazer bolo, dormir.) Fase ativa(hora que você sabe que realmente entrou em trabalho de parto, que a muler se concentra somente no trabalho de parto, ainda não tem vontade de fazer força e a mulher pode vocalizar ajudando a aliviar.) Expulsivo(a mulher sente vontade de fazer força, pode parecer com a vontade de defecar.) Circulo de fogo( fase de ardência e queimação no canal vaginal, quando o bebe começa a coroar e nasce) e o parto acaba com o nascimento da placenta.
Eu nunca tinha conhecido as fases de parto. Para quem não sabia como eu e pode ter sido enganada como eu e queira saber a verdade. Leia esse post (Matéria Completa Aqui):
Verdades:

• Não existe falta de dilatação! Toda mulher dilata, só é preciso esperar. Até 42 semanas ainda é tempo.
• Porque inicia o trabalho de parto? É quando o bebê está realmente pronto, alguns o pulmão amadurece com 42 semanas e não com 38,39 como dizem os médicos.
• Seu bebe teve insuficiência respiratória? Saiba que ele nasceu fora de tempo, ele não estava pronto.
• Ah! Mas parto normal é ultrapassado. Entenda; cesárea não é parto e você não é paciente. Cesárea é cirurgia e você é mãe! Não precisa de medico para parir.
• Graças a Deus o médico me aplicou injeção para amadurecer o pulmão! Mas isso não é para acontecer naturalmente?
• Ah mas ele nasceu todo roxinho! Todos bebem nascem roxinhos, dentro do útero a oxigenação é mais baixa, por isso quando o bebe respira pela primeira vez ele começa ficar mais rosado.
• Ah mas tava com o cordão enrolado no pescoço. O bebe não respira pelo nariz, mas recebe o oxigênio pela placenta. Não tem como o bebe enforcar.
• Mulheres sabem parir. Bebês sabem nascer.

        x






Por: Aline Bortoloto Viana,
mãe da Nicole, 4 anos,
e das Gêmeas Lívia e Alice, 2 anos e 5 meses.




Comentários

  1. O importante de tudo isso que seu bebe estar cada dia mais
    lindo e com, saúde, ótima postagem
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  2. Oie Bruna, adorei o relato que você trouxe! Ainda não experimentei essa fase mas sei que um dia minha hora vai chegar ♥
    Estou seguindo como "CleberGabriele", adorando o blog.

    Beijocas.
    casalbeebe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai chegar sim e vai ser lindo! ♥

      Beijos.

      obrigada pela visita *-*

      Excluir
  3. Belíssimo relato!!! Realmente a cultura da cesária ainda é forte no Brasil. Infelizmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, Camila1 Mas unindo conseguimos melhorar muito!

      Beijos.

      Obrigada pela visita *-*

      Excluir
  4. Eu não sou mãe mas sei o quanto é difícil encontrar médicos que queiram fazer parto normal pelas minhas colegas mamães!
    Bjoo

    Tiemi
    RoseBox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... E como!

      Obrigada pela visita 😘

      Excluir
  5. Gostei muito do seu relato, acho linda sua atitude de querer parto normal, mas infelizmente os médicos não lidam tão bem como deveriam sobre essa decisão né :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carol... Eles vão fazendo a cesarea e muitas vezes a mãe nem sabe porque.
      Obrigada pela visita..

      Beijos. 😘

      Excluir
  6. O meu também foi cesária e por puro comodismo do médico. Eles não querem ter trabalho.

    Eu não cheguei nem a sentir as dores do parto. Nem tampão, nem bolsa estourando... nada !

    :/

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ana... Que pena..

      Isso é triste...

      Nem sabemos porque precisamos da cesárea, na maioria dos casos.

      Obrigada pela visita. 😘

      Excluir
  7. Todas vezes que leio relatos assim... me dá um frio na espinha... torço por um mundo onde seja respeitado o deseja da mãe.

    beijos e sua bebe é lindona!!! :)

    https://andie20uns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own Andie.. Eu tbm torço muito. Mas vamos conseguir, eu acredito! Estamos fazendo nossa parte.

      Obrigada pela visita.

      Beijos.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Graças a Deus, Ca.

      Obrigada pela visita.

      Beijos *-*

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Mais vistas...

Porque o Chá de calcinha (ou Chá de Desfralde) é uma bobagem

TAG - Eu NUNCA

Já Curtiu Jovens Mães no Facebook?

Loucuras e realidades da maternidade. Siga a gente no Instagram!

Blogs que sigo