Siga-nos você também!

Meu pé de cebolinha

Antes dos cinco anos o principal aprendizado da crianças vem através do lúdico.  A brincadeira é importante para o aprendizado e faz parte do crescimento.  Toda criança tem que aprender brincando, pois são as brincadeiras de criança que ensinarão os valores de adulto.  Criança que não brinca será consequentemente um adulto frustrado.  Precisamos aprender a ver o belo da vida, e o belo começa agora.

Hoje, a tarefa do belo foi através da plantinha. Ter um vasinho com uma planta qualquer para a criança cultivar é essencial para ela entender a persistência, o amor, a paciência,  a responsabilidade,  tudo aprendido através do "brincar de plantar". Pode ser uma planta simples, desde que a criança tenha contato com a terra, tenha responsabilidade em cuidar daquela plantinha.  Em casa começamos com uma cebolinha,  e todo dia Lara pede pra "molar a pantinha". Ela já aprendeu que precisa ser persistente pra ver crescer. Isso gera compromisso,  e é o que ela levará pra vida toda. Ela não lembrará dos vários brinquedos de plástico,  mas lembrará do amor que ela precisou cultivar. 
Agora o próximo passo é ela plantar uma árvore em algum lugar público.  Que não precisará de cuidados diários,  mas que de quando em quando teremos que ir ver, brincar, conversar com a árvore (parece bobo, mas esse vínculo com a natureza torna a Criança mais compreensiva,  calma, e responsável). Não podemos criar máquinas,  precisamos criar seres humanos, e pra isso precisamos estabelecer vínculos com o que nos faz humanos. É mais um exercício para nós adultos que muitas vezes deixamos o encanto de lado.  As crianças por si só vão entender.  Nós precisamos de um esforço. 

E vamos amar a natureza!  Porque ela também nos faz humanos.

PS: cuidar de um animalzinho também é forma de criar vínculo,  amor, responsabilidade (Mas cuidar mesmo. Amar. ).

PS2: Agora a vovó aumentou uma plantinha no vaso da Lara. E elas cuidam dessa também.  

Tente! Seu filho vai amar!

Por: Bruna Francine

Comentários

Mais vistas...

TAG - Eu NUNCA

Porque comer legumes e verduras na gestação (e durante a amamentação)

Porque o Chá de calcinha (ou Chá de Desfralde) é uma bobagem

Já Curtiu Jovens Mães no Facebook?

Loucuras e realidades da maternidade. Siga a gente no Instagram!

Blogs que sigo